Domingo, 06-Outubro-2013
O vento sopra, a chuva cai, chegou o Outono. Uma manhã de sol, um bom dia para algumas tarefas na quinta.
Algumas Nogueiras que por aqui foram crescendo, a mais velhinha, ainda do tempo da minha avó deu origem a todas as outras. Peguei no carro de mão, “quatro” baldes e algumas caixas, na realidade foram 2 baldes e 2 “baldinhos”, as crianças também participaram na tarefa, dizendo o mais crescido de 4 anos, “ainda não tenho idade para trabalhar”. A tarefa foi mais longa do que previsto, a produção este ano foi boa. Boa, no sentido comparativo com o ano anterior, pois não tenho conhecimento real sobre a rentabilidade de uma Nogueira, tratando-se neste caso apenas aproveitar a produção daquilo que na realidade a natureza nos pode dar. O tempo dedicado á manutenção das sete árvores que por aqui foram crescendo foi apenas uma rega semanal durante os dias quentes de verão.
Após a colheira, procedi a lavagem para retirar alguma casca e outras pequenas partículas, dando-lhe um aspecto mais limpo. Num velho telheiro, recentemente remodelado foi o local escolhido para a sua secagem, aproveitando o sol da manhã.
As crianças divertiram-se, mesmo estando elas habituadas a viver envolvidas com a natureza, foi um dia diferente.
Numa próxima oportunidade, terei que seleccionar as nozes necessárias para consumo e colocar as restantes no mercado. Terei eu algum tempo disponível para fazer alguns bolos, doces utilizando como base principal o fruto desta colheita, veremos …
Sem comentários:
Enviar um comentário